Dia a Dia

"Negro não precisa de cota, precisa de respeito"

Data de Publicação: 20 de Novembro de 2013

No dia 20 de novembro, data comemorativa do Dia da Consciência Negra no Brasil, o vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para relembrar a importância da luta dos negros no País. Lucas enfatizou que o mais importante é o respeito a todos os cidadãos. "Aproveito a data para saudar os negros do Brasil. Hoje, temos mais uma data reflexiva que serve para que possamos analisar a conduta política com relação aos negros nesse País. Acredito e defendo a ideia que eles precisam de respeito. Precisamos combater a discriminação. A discussão não é a questão de cota. Negro não precisa de cota. Antes da cota deve-se ter o reconhecimento dos negros como cidadãos. O que queremos é respeito aos nossos direitos e  oportunidades de convívio na sociedade", destacou Lucas Aribé.


O vereador relembrou que o sistema de cotas oferecido aos negros existe por uma grande falha nas políticas públicas do Brasil. "Devemos fortalecer a ação do poder público em todas as esferas para que o serviço público seja digno e de qualidade, que trate o cidadão com respeito. O que há de diferença entre uma pessoa negra e uma branca? Nenhuma. Portanto, não há como tratar de forma diferente. Negro não precisa de privilégio, precisa é de reconhecimento, precisa é de respeito como qualquer cidadão", disse.


Lucas se posicionou contrário às cotas oferecidas por entender que é um paliativo a uma ineficiência de políticas públicas sociais. "Estamos cheios de cotas para quase tudo. Se tivéssemos um ensino público de qualidade, que os alunos tivessem a mesma oportunidade, isso não existiria. Vamos garantir o espaço dessas pessoas de forma real. É um absurdo que todos os anos, nessa mesma data, temos que cobrar políticas públicas", afirmou.


"Parabenizo a toda sociedade que comemora essa data, mas espero que o quanto antes o Brasil se desenvolva no âmbito social, promovendo uma inclusão real e a não-discriminação", completou o parlamentar.


Viagem ao RS

Ausente da sessão da última quinta-feira, dia 14, o vereador Lucas Aribé explicou que foi à cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para participar do XVI Encontro Nacional de Usuários do Dosvox (primeiro software de computador para pessoas com deficiência visual criado no Brasil). Aribé explicou como foi o encontro e no que consistia o software. "Esse programa foi criado em 1994 na Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo, à época aluno, Marcelo Pimentel e o professor José Antônio Borges.


"Foi um encontro muito importante e aproveitei para apresentar a primeira versão de um jogo de futebol para computador criado por mim, o futvox. Apresentamos uma fase preliminar do jogo e em janeiro vamos lançar a versão 1.0 final. Ficará disponível para qualquer cidadão", disse.


Aribé ainda ressaltou todas as atividades durantes os dois dias de evento . "Ficamos no Encontro nos dias 15 e 16 de novembro. Conhecemos todos os projetos e iniciativas que estão sendo desenvolvidos em termos tecnológicos. Falamos sobre educação inclusiva, concursos públicos, tutorias, informática, entre outros temas", explicou.